+ Notícias

  • Crédito: Divulgação

    Cerimônia de formatura aconteceu na sede do COB, no Rio de Janeiro.

Preparação fora e dentro de quadra

Técnicos de vôlei de praia concluem curso de formação em alto rendimento
Por: Redação, com assessoria/CBV - 30/11/2019 14:24:37

Uma lista de 19 técnicos brasileiros de vôlei de praia concluiu nesta sexta-feira (29) a quarta edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), promovido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), braço de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O evento de formatura foi realizado na sede do COB, no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a presença do diretor executivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari, do diretor de vôlei de praia, José Virgílio Pires, e da gerente da Universidade Corporativa do vôlei, Márcia Albergaria.

Concluíram o curso com 406 horas de carga os técnicos Alba Oliveira, Americo Alves, Ana Rita Divino, Dayse Dias, Felipe Veloso, Fernando Mari, Giuliano Sucupira, Ivomary Ramos, Joanildo Costa Junior, Karina Lins, Leandro Garrot, Leopoldo Sindice, Lucas Palermo, Luiz Claudio Cardoso, Márcio Oliveira, Oliveira Neto, Ricardo de Melo Dias, Roberto dos Santos e Thiago Coelho.

O programa do curso, que também contou com profissionais do basquete 3x3 e levantamento de peso, abrange disciplinas como nutrição, bioquímica, fisiologia, doping no esporte, teoria e metodologia do treinamento no esporte. Lucas Palermo, assistente técnico e analista de desempenho da dupla Ágatha/Duda (PR/SE), comentou a experiência com o curso.

"Foi uma experiência extremamente importante para desenvolver novos conhecimentos e aprimorar o que eu já tinha absorvido anteriormente. Foram adotados tópicos básicos da própria educação física, questões de tecnologia e desenvolvimento humano e matérias do mundo corporativo, como gestão de líderes. A construção de networking e troca entre modalidades diferentes (levantamento de peso e basquete 3x3) foi o ponto alto do curso na minha visão. Enxergar e vivenciar um pouco a realidade de outras modalidades nos permite fazer uma avaliação e se renovar”, disse Palermo.

A quarta turma do curso foi denominada 'Gilmário Cajá', homenagem ao treinador paraibano campeão olímpico de vôlei de praia com Ricardo e Emanuel em 2004, e Lucas Palermo foi escolhido orador. O trabalho de vôlei de praia do trio Lucas Palermo, Fernando Mari e Márcio Oliveira também foi apresentado como destaque final.

A ABT é uma iniciativa do IOB e tem como objetivo complementar, por meio de atividades educacionais de qualidade, a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro. Os alunos são treinadores brasileiros registrados no Conselho Regional de Educação Física e aprovados na primeira etapa do Curso de Detecção, Promoção e Desenvolvimento de Talentos no Esporte, além de profissionais de Educação Física recém-formados.


Gol Linhas Aéreas Nissan
Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade