Olimpíadas

  • Crédito: Divulgação/FIVB

    Tricampeã olímpica, Kerri Walsh Jennings (direita) busca sua 5ª classificação olímpica.
  • Crédito: Divulgação/FIVB

    Consistentes no Circuito Mundial, Alix Klineman/April Ross estão na rota de Tóquio 2020.

Corrida olímpica aberta nos EUA

Klineman/Ross podem encaminhar vaga para Tóquio nesta semana, em Roma
Por: Redação - 02/09/2019 16:57:49

À exceção do Brasil, que possui sua corrida olímpica interna que acontece em paralelo, as demais duplas do mundo seguem na disputa por pontos dentro do Circuito Mundial e miram a etapa cinco estrelas de Roma (Itália), que acontece nesta semana, como fundamental dentro desse processo, já que renderá ao campeão 1200 pontos no ranking mundial. No caso dos Estados Unidos, potência na modalidade, o cenário não é diferente, e o país contará com 10 duplas em solo italiano.

Cinco duplas norte-americanas estão inscritas no torneio masculino: Trevor Crabb/Tri Bourne Taylor Crabb/Jake Gibb e Nick Lucena/Phil Dalhausser largam da fase de grupos, na próxima quinta-feira (5). Já William Allen/Stafford Slick e Reid Priddy/Theodore Brunner se enfrentam nesta terça-feira (3), valendo vaga na fase classificatória. Alix Klineman/April Ross, Kelly Claes/Sarah Sponcil e Kelley Larsen/Emily Stockman já estão garantidas na chave feminina, enquanto Betsi Flint/Emily Day e Brooke Sweat/Kerri Walsh Jennings largam do country quota.

Critérios da FIVB para a classificação olímpica

As duplas que disputam o Circuito Mundial tem alguns caminhos para garantir uma das 48 vagas (24 vagas masculinas e outras 24 femininas) no torneio olímpico de vôlei de praia em Tóquio 2020:

- vencer o Campeonato Mundial (Sarah Pavan/Melissa Humana-Paredes, do Canadá e Oleg Stoyanovskiy/Viacheslav Krasilnikov, da Rússia, são os atuais campeões e já carimbaram seus passaportes para Tóquio);

- estar entre as 15 duplas mais bem classificadas dentro do ranking mundial, sendo no máximo duas vagas por país;

- sendo finalistas do Torneio Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019;

- vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa) - neste caso a vaga é do país, e não da dupla vencedora;

- o Japão por ser o país anfitrião tem direito a uma vaga.

 

Corrida olímpica dos EUA

De acordo com a última atualização do ranking olímpico provisório da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Brooke Sweat e a tricampeã olímpica Kerri Walsh Jennings e Kelly Claes/Sarah Sponcil estariam garantidas nas Olimpíadas de Tóquio, com 6780 e 6200 pontos no ranking mundial, respectivamente. Ambas as duplas já atingiram 12 competições disputadas na atual temporada, número mínimo exigido dentro dos critérios da FIVB. Entretanto, Alix Klineman/April Ross estão com 8160 pontos no ranking mundial e atingirão em Roma seu 12º campeonato. Pela alta pontuação que já possuem, um resultado expressivo no torneio cinco estrelas de Roma pode encaminhar a classificação da parceria.

Entre os homens, nenhuma das principais duplas norte-americanas atingiu 12 participações no Circuito Mundial. Trevor Crabb/Tri Bourne estão com 5600 pontos no ranking olímpico provisório, mas com 11 torneios disputados.

Vale lembrar que todas as duplas que buscam a classificação olímpica à Tóquio tem até o dia 28 de junho de 2020 para completarem 12 competições oficiais da FIVB.

 

Feminino

Alix Klineman/April Ross - 8160 pontos, 11 torneios

Brooke Sweat/Kerri Walsh Jennings - 6780 pontos, 15 torneios

Kelly Claes/Sarah Sponcil - 6200 pontos, 12 torneios

Kelley Larsen/Emily Stockman - 5760 pontos, 12 torneios

Sarah Hugues/Summer Ross - 4080 pontos, 8 torneios

Betsi Flint/Emily Day - 3040 pontos, 7 torneios

 

Masculino

Trevor Crabb/Tri Bourne - 5600 pontos, 11 torneios

Nick Lucena/Phil Dalhausser - 4880 pontos, 8 torneios

Taylor Crabb/Jake Gibb - 4260 pontos, 9 torneios

William Allen/Stafford Slick - 3400 pontos, 9 torneios

Reid Priddy/Theodore Brunner - 3180 pontos, 9 torneios


Gol Linhas Aéreas Nissan
Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade